Estatuto Social

Pastoral da Saúde abre inscrições para primeiro Curso Teórico-Prático

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Formação gratuita abordará às dimensões Solidária, Comunitária e Político-institucional

 A Pastoral da Saúde do regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promove, a partir de fevereiro, o I Curso Teórico-Prático em saúde. Serão três meses de formação. A proposta é fortalecer antigos e novos agentes pastorais nas três dimensões de atuações: Solidária, Comunitária e Político-institucional. O curso ministrado pela pastoral é gratuito e integra um conjunto de ações para fortalecer a participação em saúde. "O curso integra um conjunto de ações do Projeto Anjos da Pastoral da Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde e Prefeitura do Recife, e visa formar agentes para bem acompanhar, através de visitas da nossa Dimensão Solidária, os grupos sociais mais necessitados afetados por doenças negligenciadas como a hanseníase”, destaca o coordenador da Pastoral, Vandson Holanda.

Diante das condições socioambientais desfavoráveis das moradias desses pacientes atendidos pela pastoral, os agentes serão capacitados na dimensão comunitária para identificar intervenções pastorais adequadas e inovadoras a cada realidade. Segundo o coordenador, os agentes também serão treinados na dimensão político-institucional. “Com essa formação, eles estarão aptos para atuar nos conselhos de saúde locais de forma dinâmica, missionária e também inovadora para acompanhar, fiscalizar e apoiar políticas públicas em benefícios dessas famílias". 

A formação terá três módulos com aulas teóricas e práticas. Entre os conteúdos abordados estão: Pastoral da Saúde na comunidade e nos hospitais, visita aos doentes em domicílio, conceitos históricos de saúde e participação social, entre outros. 

Nesta primeira capacitação, serão disponibilizadas, 50 vagas destinadas aos agentes das pastorais da saúde do Recife (PE) ou pessoas que tenham interesse em atuar na entidade no Projeto “Anjos da Pastoral da Saúde”. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. enviando dados completos ou pelos telefones 81- 3877-5437 ou 81 - 99693-9018. 

O Projeto

O Projeto Anjos da Pastoral da Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde, objetiva mobilizar agentes voluntários para atuar junto a doenças negligenciadas como a hanseníase que afeta a população mais carente. Além de cursos e encontros nas paróquias, comunidades, unidades de saúde e na sede da CNBB, temos disponível ações como a Tenda Mancha em parceria com a prefeitura do Recife e a Ouvidoria Popular.

A Tenda da Mancha procura mobilizar os principais atores de saúde de uma paróquia ou capela para que possam, juntos, realizar ações de educação e promoção da saúde enquanto à Prefeitura cabe a assistência prioritária de casos notificados.

Já a Ouvidoria Popular é um canal serve para receber demandas e necessidades dessas famílias e, com isso, ajudar solidariamente de acordo com cada realidade e do envolvimento dos voluntários. 

Com informações da Pastoral da Saúde do regional Nordeste 2

Fonte: CNBB