Estatuto Social

Santuário de Fátima promove Jubileu dos Jovens

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A 9 e 10 de setembro, para celebrar o acontecimento e descobrir na mensagem de Maria

(ZENIT – Roma, 11 Jul. 2017).- O Santuário de Fátima vai promover, a 9 e 10 de setembro, o Jubileu dos Jovens, para celebrar o acontecimento e descobrir na mensagem de Fátima uma proposta de espiritualidade para os jovens do séc. XXI.

O informa o Santuário na sua web, precisando que a iniciativa JubJovem, desenvolvida em parceria com o Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, envolvendo todos os secretariados diocesanos da pastoral juvenil e movimentos de juventude católicos, no âmbito da celebração do Centenário das Aparições, é destinada a jovens com idades compreendidas entre os 16 e os 35 anos, e tem como tema O segredo da paz, o caminho do coração.

O Santuário desafiou dois artistas de renome − António Zambujo e Miguel Araújo − a compor temas inéditos sobre a paz, que irão ser interpretados na noite de sábado no Festival da Paz.

A organização sublinha que “esta peregrinação juvenil quer oferecer a cada participante a oportunidade de descobrir algo do segredo de si mesmo que ainda não conhece, e que só Deus lhe pode dizer, para alcançar a paz consigo mesmo e com todos à sua volta, na casa comum que partilhamos, o planeta”, lembrando que “para aí chegar só há um caminho, o caminho do coração”.

E prossegue: “Em Fátima, há cem anos, a Virgem Maria mostrou o seu coração sem mancha e ofereceu-o como lugar de encontro e de passagem para o coração de Deus, magoado com o sofrimento do homem e ofendido pelo mal do mundo”.

Por isso, o JubJovem propõe aos jovens “uma experiência intensa de silêncio e oração, para olhar o coração da Mãe de Jesus e ouvir no próprio coração a interpelação à conversão pessoal que Ele por Ela dirige; também propõe a celebração da gratidão por tanto bem que Fátima fez e continua a fazer acontecer neste tempo da história”, conclui a organização que destaca, desta forma, quatro `etapas´ desta peregrinação: preparar a paz; o coração da paz; a paz do coração e a vivência da paz.

O JubJovem é uma festa para a qual são convidados todos os jovens que queiram abrir o seu futuro a novas raízes de alegria e confiança.

O acolhimento inicia na manhã de sábado e na primeira parte da tarde haverá diversas propostas de atividades de preparação sobre o tema da paz.

Às 17h, na Capelinha das Aparições, será a abertura oficial do Jubileu.

Às 18h, na Basílica da Santíssima Trindade, um primeiro encontro com todos será oportunidade para refletir sobre a relação entre Maria e a paz, com a Ir.  Ângela Coelho, ASM., ex-postuladora da Causa de Canonização de Francisco e Jacinta.

A noite será de direta. Começa pelas 21.30h, com o Rosário e a Procissão de velas. Depois será o Festival da Paz, que trará a Fátima António Zambujo e Miguel Araújo.

A madrugada, após de uma experiência forte de silêncio em caminho, para chegar à paz de coração, concluirá, na Basílica da Santíssima Trindade, com novo encontro sobre a paz como dom e compromisso. O nascer do sol concluirá a direta.

Às 10h do Domingo, os participantes reunir-se-ão no Recinto de Oração do Santuário para participar no terço, na missa, no rito de envio do jubileu e na procissão do adeus, que culminará o JubJovem Fátima 2017.

A inscrição é gratuita mas obrigatória para efeito de atribuição de Kit JubJovem e deverá ser realizada através dos secretariados diocesanos da pastoral juvenil, até dia 31 de julho.

Para mais informações contactar Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e o site jubjovem.fatima.pt.

Fonte: ZENIT