Estatuto Social

FutVal, o futebol com os valores propostos pelo Papa chega à Itália

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Cidade do Vaticano (RV) – Esta sexta-feira, 20 de outubro, no Oratório da Basílica São Paulo-fora-dos muros, terá início o FutVal, programa educativo voltado a transmitir os valores da solidariedade por meio do futebol.

A iniciativa é a Fundação Pontifícia Scholas, nascida nas periferias de Buenos Aires sob impulso do então Cardeal Bergoglio.

Desde aquela época, muita estrada foi percorrida. A Scholas é uma organização internacional de direito pontifício, presente em 109 países, com uma rede que compreende 446.133 escolas e redes educativas de todas as confissões religiosas, quer públicas como privadas.

O seu objetivo, é promover a cultura do encontro pela paz por meio da educação.

Referindo-se à missão da Scholas, o Papa Francisco afirmou que “o esporte é importante porque ensina a jogar em equipe, salva do individualismo, ajuda a não ser egoístas. Por isto é importante trabalhar em equipe ,estudar com os outros companheiros, percorrer juntos o caminho da vida, Quando se joga em equipe, se cresce. E quando se joga em equipe, a competição, ao invés de ser conflito, é semente de paz”.

FutVal

Na manhã de 20 de outubro, 30 técnicos de associações esportivas e escolas de futebol seguirão o curso sobre formação de jogadores “Identidade e jogo de equipe como êxito de um processo”, sob responsabilidade de Edgardo Zanoli, responsável e coordenador técnico do setor juvenil AC Milan.

O projeto prosseguirá com outros três encontros em 24 de novembro, 15 de dezembro e 26 de janeiro.

Nos três centros FutVal na Itália – em Como, Roma e Nápoles – é adotada a metodologia FutVal para promover a harmonizar o “pacto educativo” por meio do ensinamento do futebol.

O trabalho é voltado aos jovens e é subdividido em uma atividade de base para crianças de 5 a 12 anos e em uma atividade para jovens de 13 a 16 anos.

O projeto tem o apoio de ex-campeões do mundo, como Gianluca Zambrotta, dos ex-jogadores Simone Perrota, Damiano Tommasi e de Caterina Gozzoli, Diretora do Master Sport da Universidade Católica do Milão, que serão envolvidos no percurso formativo. (JE/Scholas Occurrentes)

Fonte: Rádio Vaticano