Estatuto Social

Vaticano: 22ª reunião do Conselho de Cardeais

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Cidade do Vaticano (RV) - Teve início na manhã desta segunda-feira (11/12), na presença do Papa Francisco, a 22ª Reunião do Conselho de Cardeais Conselheiros (C9).

Até a próxima quarta-feira, 13, os Cardeais convocados pelo Santo Padre para coadjuvá-lo no governo da Igreja universal, darão continuidade ao trabalho de revisar a Constituição Apostólica Pastor bonus sobre a Cúria Romana.

A última reunião, realizada de 11 a 13 de setembro deste ano, foi dedicada a um estudo sobre o estado das propostas entregues pelo Conselho ao Pontífice para a reforma da Cúria.

Entre os temas discutidos, o papel da Cúria como instrumento de evangelização e de serviço, não somente para o Papa, mas também para as Igrejas locais, a descentralização, o papel das Nunciaturas Apostólicas e a seleção do pessoal - para que possa ser menos clerical e mais internacional - com o incremento de jovens e de mulheres.

O bispo de Albano, Dom Marcello Semeraro, Secretário do Conselho de Cardeais, em entrevista concedida naquela ocasião, observou que no que tange ao processo de reforma da Cúria Romana, "já foram percorridos mais de três quartos do caminhos: se está na fase de concluir as propostas a serem feitas ao Papa".

O Santo Padre - explicou ele - "terá depois à disposição as propostas que dizem respeito a todos os dicastérios e caberá a ele decidir como e quando implementá-las. Francisco está acompanhando no momento o projeto de uma mudança gradual".

Fonte: Rádio Vaticano