Estatuto Social

Cardeal Filoni abre em Lusaka o Fórum Católico Nacional

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Lusaka (RV) - Prossegue a visita do prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, Cardeal Fernando Filoni, à República de Zâmbia. “A Igreja aqui ainda é jovem, mas certamente em crescimento. Seus esforços deem frutos nas vocações e na proclamação eficaz do Evangelho. O Santo Padre faz-se próximo de vocês e lhes assegura que vocês são uma parte essencial da Igreja de Deus. Vocês estão no coração da Igreja.”

“Portanto, continuem intensificando seus esforços para promover o trabalho pastoral e a evangelização, exortando os jovens a buscar os ideais evangélicos, formando-os a criar autênticas famílias cristãs fundadas no sacramento do matrimônio como instituição indissolúvel e permanente.”

Foi a exortação do purpurado na abertura do Fórum Nacional Católico, feita esta quarta-feira (09/11) em Lusaka, no âmbito de sua visita pastoral ao país do centro-sul da África. O Fórum reúne bispos, representantes das associações do clero, dos religiosos e dos leigos, para discutir sobre a vida e a missão da Igreja na Zâmbia em seu 125º aniversário de evangelização.

As formas de sincretismo diluem a autêntica verdade de Jesus Cristo

“Através do impulso missionário do Espírito Santo, as sementes da fé foram trazidas aqui na Zâmbia pelos Padres Brancos e pelos Padres Jesuítas – disse o cardeal. Efetivamente, pequenas sementes já estavam presentes na cultura, nos costumes, de tal modo que hoje a fé entrou na vida de muitos...”

“Vocês são realmente abençoados aqui com uma sociedade cristã. Todavia, exorto-os a permanecer vigilantes para não permitir que formas de sincretismo diluam a autêntica verdade de Jesus Cristo como é ensinada pela Igreja católica”, continuou o prefeito de Propaganda Fide.

Superar os desafios do país: seca, pobreza, desemprego, Aids e tribalismo

Considerando que o Fórum analisará a situação pastoral do país, o purpurado convidou a confiar cada um e toda a obra de evangelização ao Senhor. Essa confiança no senhor é particularmente necessária à luz dos desafios que o amado país de vocês encontra neste momento:

“Escassa produção agrícola causada pela seca, o desemprego, a pobreza que daí deriva vivida por muitos, o terrível flagelo do Hiv/Aids e da malária e a luta para superar as divisões tribais. Não percam a coragem, porque o Senhor está com vocês em cada passo do caminho e continuará servindo-se de vocês para fazer conhecer o Reino dos Céus na terra”, exortou o prefeito do dicastério missionário. (RL)

Fonte: Rádio Vaticano