Estatuto Social

Inverno em Roma: associações católicas distribuem refeições para moradores de rua

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Roma (RV) – Com o frio intenso que perdura na Itália e as notícias de moradores de rua que perderam a vida nestes dias em Roma, as Associações Cristãs de Trabalhadores Italianos (ACLI) decidiram apoiar a iniciativa da Cruz Vermelha da capital, garantindo 50 cafés da manhã e 50 refeições à noite, todos os dias para quem mais precisa.

O auxílio será destinado às pessoas que buscarão estadia temporária no alojamento da Cruz Vermelha de Roma.

Segundo a presidente da ACLI de Roma, Lidia Borzì, “para garantir essas refeições iremos utilizar tanto o pão que não foi vendido, mas bom para comer que a cada dia recuperamos graças ao projeto ‘o pão A Quem Serve 2.0’, quanto os bens recolhidos graças à uma competição solidária entre nossos parceiros e associações, comerciantes e voluntários, todos unidos para enfrentar essa emergência que atinge, infelizmente, muitas pessoas da nossa cidade”.

Na sede da ACLI da capital italiana continuando chegando “cobertas, travesseiros, luvas, blusões e outros bens de primeira necessidade fundamentais num momento tão difícil”, acrescentou a presidente.

Como funciona o projeto do pão

A ACLI criou uma grande rede solidária, com mais de 400 mil sócios e 3500 associações italianas afiliadas, para diminuir o desperdício. Em Roma, cerca de 20 toneladas de pão acabam não sendo vendidas diariamente. O que a entidade faz é recuperar o pão do dia anterior das padarias e colocá-lo à disposição, de forma gratuita, coordenada e organizada a todas as associações que combatem a pobreza.

Concretamente, as associações que aderem ao projeto retiram diretamente o pão em horários e com modalidades específicas nas padarias da rede que ficam mais próximas das suas sedes. Para quem se interessar pela iniciativa italiana, outros detalhes podem ser encontrados no site http://ilpaneachiserve.it/. (AC)

Fonte: Rádio Vaticano