Estatuto Social

Região atingida por terremoto ganha “Centro Paroquial Papa Francisco”

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Norcia (RV) – Em meio aos terremotos que causaram vítimas e obrigaram centenas de famílias a deixarem suas casas na região central da Itália, nascem centros paroquiais.

O primeiro deles, na região de Madonna delle Grazie, interior da cidade de Norcia, vai homenagear o Papa Francisco. A estrutura de 200 metros quadrados começa ser realizada nesta semana e ficará pronta num prazo de 120 dias, graças ao suporte da Caritas Italiana.

O bispo da diocese de Spoleto-Norcia, Dom Renato Boccardo, explicou que os espaços devem ser instalados nas cidades de Cássia, Avendita e Campi-Ancarano. “Serão centros multifuncionais onde serão realizadas as missas, mas também serão lugares para encontros dos moradores”, acrescentou o bispo.

A área de implementação dos centros paroquiais é historicamente de alto risco, fica em Valnerina, próxima aos Montes Sibillini, entre as regiões italianas de Marche e Umbria. Porém, serão construções seguras a ponto de serem classificadas como “edifícios estratégicos”, de classe “de uso 4, isso quer dizer, que serão realizados com as melhores técnicas antissísmicas conhecidas atualmente”, explicam os responsáveis da diocese.

O bispo enfatiza ainda que “a contribuição da Caritas Italiana foi determinante, assim como é preciosa a ajuda que a própria Caritas está oferecendo aos agricultores, produtores e empreendedores de diferentes áreas do território, mesmo que não seja um apoio que vá substituir o que se espera da justiça”, finalizou Dom Renato. (AC)

Fonte: Rádio Vaticano