Estatuto Social

Apresentadas conclusões dos trabalhos do Conselho de Cardeais

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Cidade do Vaticano (RV) - O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Greg Burke, concedeu uma coletiva esta quarta-feira (14/06) sobre a XX reunião do Conselho de Cardeais (C9) com o Santo Padre.

O Conselho de Cardeais reuniu-se com o Papa de segunda até esta quarta-feira (12, 13 e 14 de junho). As sessões de trabalho se realizaram pela manhã, das 9h às 12h30 (hora local), e na parte da tarde das 16h30 às 19h – precisou Burke –, e foram dedicadas a aprofundar os modos nos quais a Cúria Romana pode servir melhor às Igrejas locais.

Por exemplo, uma consulta mais ampla – constituída também por membros da vida consagrada e por leigos – em relação aos candidatos propostos para nomeação episcopal. Entre outras propostas, a possibilidade de transferir algumas faculdades dos Dicastérios romanos aos bispos locais ou às Conferências episcopais, num espírito de salutar descentralização.

Por exemplo, transferir do Dicastério dedicado ao Clero para a Conferência Episcopal o exame e autorização: para ordenar sacerdote um diácono permanente não casado; a contrair novas núpcias um diácono permanente que ficou viúvo; a solicitação de admissão à ordenação sacerdotal de um diácono permanente que ficou viúvo.

Os cardeais fizeram ulteriores considerações sobre vários dicastérios da Cúria, em particular, sobre a Congregação para a Evangelização dos Povos.

Estudaram e releram textos propostos a serem submetidos ao Santo Padre relacionados ao dicastério para o Diálogo Inter-religioso; o dicastério para as Igrejas Orientais; o dicastério para os Textos Legislativos e três tribunais: a Penitenciaria Apostólica, o Supremo Tribunal da Signatura Apostólica e o Tribunal da Rota Romana.

O Cardeal George Pell fez uma atualização concernente ao trabalho da Secretaria para a Economia, por ele presidida. Teve-se particular atenção aos passos dados no processo de planejamento dos recursos econômicos e no monitoramento dos planos financeiros para o primeiro trimestre de 2017 que substancialmente confirmaram, com poucas exceções, os dados de orçamento. Dentro em breve se iniciará o processo de orçamento para o ano 2018 e o de monitoramento para o segundo trimestre de 2017.

Por sua vez, o prefeito da Secretaria para a Comunicação (SPC), Mons. Dario Eduardo Viganò, apresentou um relatório sobre o andamento da reforma do sistema comunicativo da Santa Sé: ilustrou o andamento econômico e administrativo da SPC, expondo seus resultados positivos.

Em seguida, explicou os projetos em fase de realização do novo sistema comunicativo, em consonância com o que foi precisado pelo Pontífice no recente discurso por ocasião da primeira plenária do dicastério.

A próxima reunião do Conselho de Cardeais vai se realizar nos dias  11, 12 e 13 de setembro próximo.

(RL)

Fonte: Rádio Vaticano