Estatuto Social

Iraque, Síria, Egito e Terra Santa nortearão plenária da Roaco

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Cidade do Vaticano (RV) - A situação das Igrejas no Oriente Médio, com particular atenção para o Egito, Síria e Iraque, estará no centro da 90ª Assembleia plenária da Roaco – Reunião das obras de ajuda para as Igrejas Orientais –, que se realizará da tarde desta segunda até a próxima quinta-feira (22/06), informa um comunicado da Congregação para as Igrejas Orientais.

A plenária insere-se no programa do ano centenário do dicastério vaticano, o qual prevê vários eventos que culminarão com a sessão plenária do membros da Congregação para as Igrejas Orientais e com a missa que o Papa Francisco presidirá em 12 de outubro próximo.

Análise das Igrejas no Oriente Médio e na Terra Santa

O programa prevê para esta terça-feira uma celebração na “Igreja de Santa Maria in Traspontina”, nas adjacências do Vaticano, oficiada pelo prefeito do dicastério e presidente da Roaco, Cardeal Leonardo Sandri.

Os dias seguintes serão dedicados à análise das Igrejas no Oriente Médio e na Terra Santa, verificando, ao mesmo tempo, as iniciativas realizadas com os recursos obtidos com a Coleta da Sexta-feira Santa, graças à contribuição dos representantes pontifícios na Síria, Cardeal Mario Zenari, no Egito, Dom Bruno Musarò, e no Iraque, Dom Alberto Ortega, bem como de Dom Paul Richard Gallagher e de Dom Giovanni Pietro Dal Toso.

Audiência com o Papa Francisco

Também participam da plenária o delegado apostólico em Jerusalém, Dom Giuseppe Lazzarotto, o custódio da Terra Santa, Pe. Francesco Patton, e o vice-chanceler da Universidade de Belém, Frei Peter Bray.

Durante os trabalhos serão analisadas a formação inicial dos seminaristas e a formação permanente dos sacerdotes nos países de competência do dicastério. Alguns delegados das várias Igrejas se pronunciarão baseados na sondagem  realizada em preparação para a reunião. Os trabalhos da assembleia serão encerrados com uma audiência na quinta-feira com o Papa Francisco. (RL)

Fonte: Rádio Vaticano