Estatuto Social

App Paróquia virtual: a sua já está na rede?

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Cidade do Vaticano (RV) – Prosseguimos a nossa apresentação do PARÓQUIA VIRTUAL, o app gratuito com o qual Dehonianos e Mercedários querem fortalecer a atuação das mais de 12 mil paróquias do Brasil e criar uma rede de oração on line.

Para o Padre Dehoniano João Carlos Almeida (Pe. Joaozinho, SCJ), o aplicativo vem para preencher uma lacuna: a falta de uma solução móvel que reúna todas as paróquias do Brasil em uma única plataforma e aproxime os católicos das suas igrejas.

Paróquia, a família da comunidade

As paróquias são uma importante força da Igreja e é a sua essência capilar que a ajuda a ser a maior instituição filantrópica do Brasil, a estar presente em 100% dos municípios do país, educar mais de 2,5 milhões de jovens, ser mantenedora da maior rede de creches e asilos e a mais importante rede de distribuição de alimentos e assistência no Brasil.

Como usar o app

Com um toque, você terá acesso a todas as 12 mil paróquias do país, poderá se vincular à sua e ter na sua mão as informações, agenda e avisos que você precisa saber. Com um outro toque você terá acesso a uma meditação sobre o Evangelho do dia, publicado por Pe. Joãozinho, podendo curtir, compartilhar ou comentar seus posts.

Quem dá os detalhes é o Frei Rogério Soares, Superior da Ordem dos Mercedários no Brasil, um dos mentores intelectuais da ideia. 

Temos o mini-sermão, que é uma reflexão escrita, ou por áudio, do Padre Joãozinho, que já faz isso há algum tempo: é o Evangelho do dia refletido. Este já é um motivo para a pessoa entrar no aplicativo todos os dias. É um aplicativo ao qual você não recorre somente quando precisa, como outros aplicativos, por exemplo o Uber, que se chama quando se precisa de um carro. O nosso app é para que a pessoa acesse todos os dias, porque todos os dias tem uma reflexão do Evangelho e as pessoas estão sedentas de se alimentar de espiritualidade”.

Nosso aplicativo oferece espiritualidade, ele é vivo! Padre Joãozinho costuma dizer que o app não é uma página da Internet, pois as pessoas tem atualizações diárias e interagem”.

“Você tem a homilia do Padre Joãozinho, e você pode dar uma opinião sobre ela. Isto é diferente de uma paróquia… você completa a homilia do padre. Na paróquia, o padre faz a sua homilia, mas não tem como a pessoa interagir com o padre na homilia, porque nem o tempo o permite. No aplicativo, sim. Padre Joãozinho faz a homilia e cada paroquiano virtual acrescenta, enriquece a homilia. Eu tenho ganho muito com isso, porque quando vou preparar minhas homilias, eu primeiro vou no aplicativo”.

“Pode ser um serviço para o padre também. Eu leio a reflexão do Padre Joãozinho, que ele coloca bem cedinho. Às 6h30 da manhã já está no aplicativo. Eu leio, depois leio algumas reflexões e preparo a minha homilia. Então é fantástico, já estamos com ele no ar, pode ser baixado, PARÓQUIA VIRTUAL. Temos já mais de 4 mil paróquias cadastradas”.

“Outra coisa importante: se você ainda não tem sua paróquia cadastrada no paróquia virtual, basta entrar em contato na página, onde a pessoa coloca o endereço de sua paróquia e nós imediatamente a cadastramos”. 

(CM)

Fonte: Rádio Vaticano