Estatuto Social

Papa na Colômbia: índios preparam veste litúrgica especial para Francisco

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Bogotá (RV) – Um pequeno grupo de artesãos da comunidade indígena Wayúu, da Colômbia, está produzindo uma casula especial que será usada pelo Papa Francisco em Bogotá durante o primeiro dia da viagem apostólica que fará ao país, de 6 a 10 de setembro. O povo Wayúu, com cerca de 200 mil índios e considerado um dos grupos indígenas mais numerosos da Colômbia, mora nas terras semiáridas do norte do país.

Segundo o diretor do comitê litúrgico da visita papal, Pe. Juan David Muriel, “um dos objetivos é incluir todas as cores e símbolos nacionais da flora e da cultura, e, elementos coloridos e vistosos, mas inseridos de uma forma elegante e sóbria”. “A Santa Sé nos pediu muita luminosidade, brilho, folclore e música”, acrescentou o sacerdote.

Durante o percurso do pontífice pelas cidades de Bogotá, Villavicencio, Medellín e Cartagena, o Papa vai usar ornamentos, produzidos especialmente por artesãos locais, nas vestes litúrgicas das quatro grandes celebrações eucarísticas que irá presidir.

O Pe. Juan  também comentou que as lojas que fabricam as vestes litúrgicas na Colômbia estão trabalhando com todo vapor para acabar de confeccionar centenas de ornamentos, estolas e mitras que serão utilizados pelo concelebrantes nas missas presididas pelo Papa. (AC/EFE)

Fonte: Rádio Vaticano.