Estatuto Social

ONU anuncia conclusão do processo de entrega de armas pelas Farc

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Bogotá (RV) - O chefe da Missão da ONU na Colômbia, Jean Arnault, deu na última sexta-feira (22), como encerrada a entrega de armas por parte das Farc e disse esperar que, com o fim deste capítulo, não terminem os esforços de paz no país.

Confiamos que a finalização da entrega de armas não seja também o fim dos esforços de paz, mas o contrário, que simbolize seu reforço”, disse Arnault no ato que marcou, na cidade de Funza, a conclusão da terceira e última fase do processo.

A primeira etapa foi a de armazenamento das armas realizada pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) nos acampamentos onde se desmobilizaram e a segunda, que incluiu o envio dos contêineres com elas para o grande armazém central onde hoje foram inutilizadas.

“A Missão da ONU está dando cumprimento à tarefa que lhe foi dada pelo governo da Colômbia e as Farc em 15 de janeiro de 2016, quando solicitaram a verificação internacional de cessar fogo e entrega de armas”, ressaltou Arnault.

O representante da ONU lembrou que a Missão já concluiu o desmantelamento de 750 esconderijos onde as Farc depositavam armas, explosivos e material de guerra dos 1.027 que foram informados pela ex-guerrilha, hoje transformada em partido politico. A destruição dos 227 restantes, segundo ele, ficará a cargo do governo com o apoio das Farc.

Segundo Arnault, o número final de armas entregues é de quase 9.000, além de mais de um 1,5 milhão de munições, mais de 38 toneladas de explosivos e 3.500 minas terrestres, entre outros itens. Todos foram inabilitados no depósito geral de Funza, no departamento (Estado) de Cundinamarca, e o material instável foi destruído.

As Farc, que assinaram com o governo um acordo de paz em novembro de 2016, se transformaram no partido politico Força Alternativa Revolucionária do Comum, mantendo a sigla que usava como guerrilha. (SP-EFE)

Fonte: Rádio Vaticano