Estatuto Social

Asia Bibi indicada para Prêmio Sakarov

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Cidade do Vaticano (RV) – Asia Bibi, a cristã condenada à morte no Paquistão acusada de blasfêmia, e na prisão desde 2009, foi indicada para a edição 2017 do prestigioso Prêmio Sakarov para a liberdade de pensamento”, conferido pela União Europeia.

O Prêmio é uma iniciativa do Parlamento Europeu e é conferido a indivíduos ou grupos que se distinguiram na defesa dos direitos humanos e das liberdades fundamentais.

Entre os candidatos deste ano, além de Asia Bibi, está a defensora dos direitos humanos proveniente da Guatemala, Aura Lolita Chavez Ixcaquic; Selahattin Demirtas e Figen Yuksekdag, co-presidentes do Partido Democrático Popular pró-curdo (HDP) na Turquia; grupos e indivíduos que representam a oposição democrática na Venezuela; Dawit Isaak, dramaturgo sueco-eritreu, preso em 2001 pelas autoridades eritreias; Pierre Claver Mbonospa, ativista dos direitos humanos em Burundi.

Peter Van Dalen, membro do “European Conservatives and Reformists Group” (ECR) no Parlamento Europeu, que propôs a candidatura de Asia Bibi, explicou que “o caso de Asia é de importância simbólica para outros que sofrem pela liberdade de religião ou de expressão”. (JE/Fides)

Fonte: Rádio Vaticano