Estatuto Social

3ª-feira da 12ª Semana Tempo Comum

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S. Luís Gonzaga Rlg, memória

Cor: Branco

1ª Leitura - 2Rs 19,9b-11.14-21.31-35a.36

Protegerei esta cidade e a salvarei
em atenção a mim mesmo e ao meu servo Davi.
Leitura do Segundo Livro dos Reis 19,9b-11.14-21.31-35a.36
Naqueles dias:
9aSenaquerib, rei da Assíria, enviou de novo
mensageiros a Ezequias para dizer-lhe:
10Não te seduza o teu Deus, em quem confias, pensando:
Jerusalém não será entregue nas mãos do rei dos assírios.
11Porque tu mesmo tens ouvido
o que os reis da Assíria fizeram a todas as nações
e como as devastaram.
Só tu te vais salvar?'
14Ezequias tomou a carta da mão dos mensageiros e leu-a.
Depois subiu ao templo do Senhor,
estendeu a carta diante do Senhor
15e, na presença do Senhor, fez a seguinte oração:
'Senhor, Deus de Israel,
que estás sentado sobre os querubins!
Tu és o único Deus de todos os reinos da terra.
Tu fizeste o céu e a terra.
16Inclina o teu ouvido, Senhor e ouve.
Abre, Senhor, os teus olhos e vê.
Ouve todas as palavras de Senaquerib,
que mandou emissários para insultar o Deus vivo.
17É verdade, Senhor,
que os reis da Assíria
devastaram as nações e seus territórios;
18lançaram os seus deuses ao fogo,
porque não eram deuses,
mas obras das mãos dos homens, de madeira e pedra,
por isso os puderam destruir.
19Mas agora, Senhor, nosso Deus,
livra-nos de suas mãos,
para que todos os reinos da terra
saibam que só tu, Senhor, és Deus'.
20Então Isaías, filho de Amós,
mandou dizer a Ezequias:
'Assim fala o Senhor, Deus de Israel:
Ouvi a prece que me dirigiste
a respeito de Senaquerib, rei da Assíria.
21Eis o que o Senhor disse dele:
A virgem filha de Sion despreza-te e zomba de ti.
A filha de Jerusalém meneia a cabeça nas tuas costas.
31Pois um resto sairá de Jerusalém,
e sobreviventes, do monte Sião.
Eis o que fará o zelo do Senhor Todo-poderoso.
32Por isso, assim diz o Senhor acerca do rei da Assíria:
Ele não entrará nesta cidade,
nem lançará nenhuma flecha contra ela,
nem a assaltará com escudo,
nem a cercará com trincheira alguma.
33Pelo caminho, por onde veio, há de voltar,
e não entrará nesta cidade, diz o Senhor.
34Protegerei esta cidade e a salvarei
em atenção a mim mesmo e ao meu servo Davi'.
35aNaquela mesma noite, saiu o Anjo do Senhor
e exterminou no acampamento assírio
cento e oitenta e cinco mil homens.
36Senaquerib, rei da Assíria,
levantou acampamento e partiu.
Voltou para Nínive e aí permaneceu.
Palavra do Senhor.

Salmo - Sl 47,2-3a. 3b-4. 10-11 (R. Cf. 9d)

R. O Senhor estabelece sua cidade para sempre.

2Grande é o Senhor e muito digno de louvores *
na cidade onde ele mora;
3aseu Monte santo, esta colina encantadora *
é a alegria do universo.R.

3bMonte Sião, no extremo norte situado, *
és a mansão do grande Rei!
4Deus revelou-se em suas fortes cidadelas *
um refúgio poderoso.R.

10Recordamos, Senhor Deus, vossa bondade *
em meio ao vosso templo;
11com vosso nome vai também vosso louvor *
aos confins de toda a terra.R.

Evangelho - Mt 7,6.12-14

Tudo quanto quereis que os outros vos façam,
fazei também a eles.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo Segundo São Mateus 7,6.12-14
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
6Não deis aos cães as coisas santas,
nem atireis vossas pérolas aos porcos;
para que eles não as pisem com os pés
e, voltando-se contra vós, vos despedacem.
12Tudo quanto quereis que os outros vos façam,
fazei também a eles.
Nisto consiste a Lei e os Profetas.
13Entrai pela porta estreita,
porque larga é a porta
e espaçoso é o caminho que leva à perdição,
e muitos são os que entram por ele!
14Como é estreita a porta
e apertado o caminho que leva à vida!
E são poucos os que o encontram!
Palavra da Salvação.

Reflexão - Mt 7, 6.12-14

Hoje em dia, fala-se muito da questão da inculturação. É inculturação do anúncio, da liturgia e assim por diante. De fato, a inculturação é necessária para que todos possam viver os valores do Reino de Deus. Mas o Evangelho de hoje nos faz uma grave advertência: não atireis vossas pérolas aos porcos. É claro que devemos valorizar todas as formas e expressões de uma cultura e reconhecer os grandes valores que estão presentes na cultura e que expressam os valores evangélicos, mas inculturar o Evangelho não significa submete-lo aos valores culturais, pois a cultura tende a ver o Evangelho de uma forma ideológica e a usar as suas palavras sem os critérios do Reino, pisando nelas e voltando-se contra nós.