Nos dias 7 e 8 de setembro, 3 jovens do Regional Sul 1 Aparecida participaram do 18° Encontro Nacional para Representantes Jovens, promovido pela Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB, no Santuário Nacional de Aparecida. O Movimento de Cursilhos de Cristandade (MCC) Brasil foi convidados a estar presentes nesse momento tão importante para a juventude.
O evento teve como propósito a apresentação do projeto Ao seu Lado, que será trabalhado no próximo quadriênio 2024-2027. Esse projeto busca fortalecer a presença da juventude na Igreja e na sociedade, incentivando a participação ativa dos jovens e promovendo a formação integral.
O Projeto tem 4 eixos principais: Formação, Vocação e Missão, Estrutura de Acompanhamento e Estrutura, Dignidade Humana.
Durante o encontro, mais de 400 pessoas, dentre elas jovens, padres, religiosas e jovens, tiveram a oportunidade de conhecer e dialogar com outros representantes jovens de diversas dioceses do país. “Foi um momento enriquecedor, em que pudemos trocar experiências, compartilhar desafios e aprendizados, e fortalecer os laços de união entre os movimentos juvenis da Igreja”, falou o Tainan Santos, membro da Equipe de Comunicação do GEN e um dos 3 jovens que representaram o Movimento.
Baixe o “Ao seu lado” e confira o projeto disponibilizado pela CNBB. (Clique aqui para baixar)
Além disso, foram realizadas diversas atividades, como palestras, oficinas, momentos de espiritualidade e celebrações. Tiveram a oportunidade de refletir sobre o papel dos jovens na Igreja e na sociedade, e de pensar em estratégias para engajá-los de forma mais efetiva. Foi um espaço de escuta e diálogo, que contribuíram com colocar em prática o projeto Ao seu Lado.
O destaque do encontro foi a presença do Dom Vilsom, bispo eleito para a Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB, que nos acolheu com muita atenção e carinho. Ele ressaltou a importância da participação dos jovens na construção de uma Igreja mais viva e atuante, e nos encorajou a continuar sendo protagonistas na evangelização da juventude.
“Nós, como representantes jovens do MCC Brasil, nos sentimos honrados em participar desse evento e poder contribuir com nosso olhar e experiência. O Movimento de Cursilhos de Cristandade tem como missão formar lideranças cristãs, e estar presente nesse encontro nos possibilitou ampliar nossos horizontes e fortalecer nossa atuação junto aos jovens”, ressaltou Fabio Menecucci, Representante Jovem do GER Sul 1 Aparecida presente no evento
Para Dom Vilsom Basso, bispo de Imperatriz (MA) e presidente da Comissão, o encontro é um despertar para o amor com e para as juventudes. A partir do documento final do Sínodo dos Jovens, a exportação pós-sinodal Christus Vivit e à luz do magistério do Papa Francisco, o bispo traçou algumas reflexões sobre a juventude como “prioridade pastoral histórica” para a Igreja.
“É preciso que resgatemos o Sínodo e sua importância, visto que a pandemia nos atrapalhou nesse processo. Como o documento final traz, contudo, é preciso que possibilitemos para esta prioridade, que é a juventude, tempo, energia e recursos financeiros. Repitamos comigo: tempo, energia e recursos financeiros”, salientou.
Uma pastoral sinodal
Dom Vilsom refletiu ainda sobre as mudanças sociais e culturais que atingem os jovens, despertando para que a Pastoral Juvenil que só pode ser sinodal, de caminhar juntos. “E é isto que estamos fazendo aqui neste encontro com tantas e diversas expressões juvenis. Somos uma Pastoral Juvenil sinodal e que tem lugar para todos. Nós queremos caminhar juntos. E para ser uma pastoral sinodal é preciso privilegiar a linguagem da proximidade, do amor desinteressado que toca o coração e desperta sonhos. É a gramática do amor”.
Continuar a Jornada Mundial da Juventude
O entusiasmo da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 também foi lembrado no início do encontro. Dom Vilsom salientou uma importante mudança que viu na programação desta edição da JMJ. “Participei de cinco jornadas e fui condutor de 15 catequeses no encontro. Em Lisboa, foi a primeira vez que as catequeses foram temáticas. No primeiro dia, ecologia integral, inspirada na encíclica Laudato Sì, e no segundo dia, a fraternidade. O Papa coloca em nossas mãos cuidar do mundo, da nossa casa comum. Foi o Papa Francisco dizendo: se os adultos não dão conta, cuidamos nós do mundo. Se o mundo vive em guerra, nós vivamos na paz, no acolhimento, misericórdia e perdão. É preciso que continuemos com este entusiasmo da JMJ”, refletiu.
Projeto “ao seu lado”
Todos os participantes receberam uma cópia do projeto trienal de evangelização da juventude no Brasil. Ele foi construído a partir da contribuição de todo o país através de análise do projeto anterior “Ide”, escuta e reflexão das diversas expressões juvenis e o encontro de Revitalização, realizado em junho de 2022 em Niterói (RJ).
“O projeto tem como temática a passagem bíblica dos discípulos de Emaús, narrado no Evangelho de Lucas. Esta passagem nos mostra que Jesus caminha junto, escuta o que trazemos no coração, senta à mesa conosco, nos alimenta com sua Palavra e pão e nos envia em missão. É assim que creio que podemos ser como pastoral para e com as juventudes”, disse o presidente da comissão.
Que esse encontro seja apenas o início de uma caminhada frutuosa, em que os jovens sejam verdadeiros protagonistas na construção de um mundo melhor. Estamos ao lado deles, prontos para caminhar juntos, enfrentar desafios e transformar realidades.
“Agradecemos à Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB pelo convite e pela oportunidade de participar desse momento tão especial. Estamos animados e comprometidos em levar adiante o projeto Ao seu Lado, e em continuar trabalhando pela evangelização da juventude, levando a mensagem de amor e esperança de Cristo a todos os jovens do Brasil”, disse Tainan à redação.